Serpro dá adeus ao software livre e inicia uso do Office 365
O Serpro finalizou a migração do correio eletrônico Zimbra, baseado no Google, para o Office 365, na nuvem, da Microsoft. O contrato foi firmado por R$ 24,5 milhões, com encerramento em 2024. A revendedora contratada foi a Brasoftware e está em vigor desde setembro.
A migração do email foi concluída no dia 31 de outubro e desde então todos os funcionários da estatal estão sendo orientados a usar o Outlook, onde todos os emails do Zimbra já estarão migrados. O Serpro orientou ainda que todos os eventos sejam criados, agora, apenas a partir do Outlook. O licenciamento contratado foi na forma “Enterprise Subscription Agreement for Government (EAS)”. O Serpro criou uma central de ajuda para tirar as dúvidas dos funcionários.
O Zimbra, baseado em plataforma de software livre da norte-americana Synacor, foi usado a partir de 2017, quando o Serpro adotou uma nova solução de e-mail para os órgãos públicos para descontinuar o Expresso, com a intenção de reduzir custos de desenvolvimento. À época a migração do Expresso para o Zimbra, envolveu trabalhar com mais de 165 milhões de e-mails armazenados, 14 terabytes de dados, 3 milhões de contatos, 81 mil compromissos e 11 mil tarefas. A estatal não revelou, agora, em 2021, os dados trabalhados na migração para o Office 365.