O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Telecom

Redes privadas 5G vão fazer a diferença nos negócios

"Quando combinadas as tecnologias de 5G de alta velocidade, ultra baixa latência, redes massivas e alta confiabilidade à computação de borda surgem novos valores de negócios", pontuou o head de business development do SAS, Rafael Domingues.

Passado o leilão de frequências para a implantação de 5G no Brasil, as expectativas são altas. Ao palestrar no 5×5 Tec Summit Entretenimento, Rafael Domingues, head de business development do SAS, ressaltou que o avanço de 4G para 5G representa uma mudança de paradigma devido às características das novas redes.

“Quando combinadas as tecnologias de 5G de alta velocidade, ultra baixa latência, redes massivas e alta confiabilidade à computação de borda surgem novos valores de negócios”, disse. Para ele, estamos diante de uma época de transformação da sociedade por meio de 5G — e com potencial de melhorar a qualidade de vida.

Do lado corporativo, diversas verticais serão impactadas pela velocidade alta e baixa latência de 5G. Uma delas é a indústria de jogos online. Há, portanto, potencial de novos produtos e aumento de receitas.

Domingues também explorou como as redes privadas terão papel na estratégia das empresas, inclusive, como fonte de novas receitas. Essas redes, disse, podem ser desenvolvidas pelas próprias empresas usuárias como também por parceiros.


Assim, o modelo de redes privadas não está condicionado às grandes operadoras, ainda que para elas isso represente uma oportunidade. Domingues disse que aposta em um modelo de contratação de terceiros para o desenvolvimento, implantação e operação das redes privadas. “Entendo que se buscará parceiros estratégicos, aderentes aos novos negócios, para acelerar o time to value”, disse.  

Botão Voltar ao topo