Cristiano Heckert deixa a Secretaria de Gestão do Ministério da Economia
Cristiano Heckert não é mais Secretário de Gestão do Ministério da Economia, cargo que ocupava há três anos. No seu comando, a secretaria liderou projetos como o novo decreto de pregão eletrônico e vários projetos de transformação digital, em parceria com a Secretaria de Governo Digital.
Um deles foi o gov.br/compras, Sistema de Compras do Governo Federal. São 3.106 municípios usando esse recurso. A adesão foi impulsionada pela obrigatoriedade do pregão eletrônico na execução dos recursos vindos de transferências voluntárias da União, como convênios e contratos de repasses.
Essa obrigatoriedade foi estabelecida pelo Decreto 10.024/2019. Dos 3.106 municípios que aderiram, 1.914 fizeram a migração para o sistema após a publicação do decreto. Com o volume de adesão dos municípios, atualmente, 81% da população brasileira já está abrangida pela política.
Heckert foi exonerado nesta quarta-feira, 19/01, no Diário Oficial da União. Vai assumir a presidência da diretoria da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe). O servidor substitui o auditor fiscal da RFB/ME Ricardo Pena, que havia anunciado sua saída em outubro após nove anos e três mandatos no comando da pasta.