O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Internet

Sob pressão do TSE, Telegram firma no Brasil primeiro acordo contra fake news

O Tribunal Superior Eleitoral anunciou ter firmado um acordo de colaboração mútua para o enfrentamento da desinformação com a plataforma Telegram. “O TSE é o primeiro organismo eleitoral do mundo a assinar um acordo dessa natureza com a plataforma”, diz a Justiça Eleitoral. 

Segundo o TSE, o acordo prevê uma série de ações concretas e medidas específicas, entre elas a criação do canal verificado do Tribunal no Telegram, que será usado para divulgar informações sobre as eleições.

Pelo acordo, a plataforma também oferecerá suporte técnico para que seja desenvolvido um assistente virtual que tirará dúvidas dos usuários sobre as eleições brasileiras, além da criação de uma nova funcionalidade que marcará conteúdos desinformativos.

A parceria também prevê a disponibilização de um canal extrajudicial ao TSE, para que possam ser realizadas denúncias dentro da plataforma, a serem investigadas pelo próprio Telegram para verificar se os canais denunciados violaram políticas internas.

* Com informações do TSE


Botão Voltar ao topo