Segurança

TCU alerta para gravidade da situação da segurança cibernética no governo

O Tribunal de Contas da Uniãoi alerta o governo federal para a importância da segurança cibernética com a publicação da cartilha ‘Cinco controles de segurança cibernética para ontem‘. O documento destaca cinco comandos críticos que a administração pública federal precisa implementar com urgência.

São eles: Inventário e controle de ativos corporativos; Inventário e controle de ativos de software; Gestão contínua de vulnerabilidades; Conscientização sobre segurança e treinamento de competências; e Gestão de respostas a incidentes.

O material parte do acompanhamento TC 036.301/2021-3, de relatoria do ministro Vital do Rêgo, para induzir a adoção pelas organizações públicas federais, de controles críticos de SegCiber e aborda o primeiro ciclo de acompanhamento do TCU sobre a segurança cibernética das organizações públicas federais no período de 2021 a 2022. O diagnóstico é que a maioria das organizações se encontram em um nível ainda inicial de maturidade quanto a esses controles. 

O objetivo é conscientizar os gestores públicos e induzir a implementação de controles e medidas de segurança necessários para mitigar os riscos de ataques e incidentes decorrentes de vulnerabilidades e falhas de SegInfo e de SegCiber.

* Com informações do TCU


 

Botão Voltar ao topo