Cloud

Grandes reduzem ritmo e mercado de nuvem recua 2%

A empresa de pesquisa Dell’Oro Group relatou um declínio no investimento em nuvem durante o segundo trimestre, apesar do aumento dos investimentos em infraestrutura de inteligência artificial.

As cifras caíram 2%. Segundo o Dell’Oro,  Microsoft e Google permaneceram em um ciclo de expansão de investimentos, prevendo um crescimento de dois dígitos proveniente de investimentos greenfield e ciclos de atualização.

AWS, Google e Microsoft indicam o lançamento de serviços em 25 regiões em 2023. Mas os gastos corporativos com TI permanecem baixos, com a receita dos OEMs de servidores e armazenamento caindo dois dígitos ano a ano pelo segundo trimestre consecutivo.

“Prevemos que a demanda melhorará gradualmente até 2024, impulsionada pela introdução de novas atualizações de plataforma de servidor da Intel e AMD, bem como por uma mudança em direção à computação acelerada para aplicações de IA/ML”, diz o Dell’Oro. 

“O investimento em nuvem em hiperescala está desacelerando, já que alguns provedores líderes estão digerindo investimentos. 


A Dell liderou todos os OEMs em receita de servidores no segundo trimestre, seguida pela HPE e IEI Systems. Já os fornecedores de servidores de caixa branca ganharam seis pontos de participação na receita dos OEMs.

Botão Voltar ao topo