Futurecom 2023

Carrefour será o primeiro supermercado da América Latina a vender direto pelo WhatsApp

O Carrefour será o primeiro varejista de alimentos e produtos de limpeza da América Latina a vender ao consumidor diretamente pelo WhatsApp. A revelação foi feita por Samuel James, diretor-executivo de Transformação Digital da rede, durante painel sobre superapps realizado no Futurecom 2023.

“O WhatsApp é o sistema operacional do brasileiro. Está em praticamente 100% dos celulares e é por ali que as pessoas resolvem praticamente tudo”, analisou James. Pensando nisso, a rede francesa de supermercados iniciou o projeto de oferecer uma experiência de compra nativa no aplicativo. O consumidor conseguirá escolher os produtos que deseja e, apoiado por uma experiência baseada no ChatGPT, fazer a sua compra.

Segundo o diretor, o novo produto já está em fase do que ele chama de testes “Friends & Family” e deve estar disponível ao público até o final deste ano.

James afirmou que “o Whatsapp já é, disparado, o canal mais utilizado pelos mercados menores para a facilitação de vendas digitais e comunicação com os clientes.” O que o Carrefour faz agora é tirar proveito do fato de que o WhatsApp está em basicamente todos os celulares dos brasileiros e, portanto, elimina a necessidade de solicitar que o consumidor faça o download de um novo aplicativo.


Além disso, conforme Gustavo Turquia, diretor-executivo Comercial da Visa, também presente ao painel no Futurecom, o serviço de transações de pagamentos dentro do WhatsApp Pay é o que há de melhor em segurança, pois trata-se de um serviço tokenizado. Para Turquia, o desafio maior pode estar em incentivar o consumidor a cadastrar seus dados e o cartão de crédito ou débito no aplicativo. “O serviço permite, inclusive, a transferência de valores entre pessoas de maneira muito segura.”

Cobertura Especial - Futurecom 2023 | Patrocínio: Huawei - Amdocs - Dell Technologies - Embratel - Oi - Tim Brasil - Vivo | Editora ConvergenciaDigital

Botão Voltar ao topo