Mercado

Microsoft contrata concorrente do ChatGPT para comandar divisão de IA

Mustafa Suleyman, fundador da DeepMind e atualmente na Inflection, é o novo CEO da Microsoft AI.

Microsoft contratou um potencial concorrente à Open AI para comandar sua unidade de inteligência artificial, anunciou a empresa. O cofundador da DeepMind, Mustafa Suleyman, é o novo CEO da Microsoft AI. 

Ele vai liderar o desenvolvimento de vários produtos de IA da empresa, incluindo Copilot, Bing e Microsoft Edge, anunciou a Microsoft. Na Inflection, onde estava até o anúncio, desenvolvia um modelo de linguagem concorrente do ChatGPT. 

Antes disso, Suleyman foi cofundador da DeepMind, que se tornou um nome conhecido no espaço de IA quando foi adquirida pelo Google em 2014. Ele saiu em 2022 para cofundar a Inflection, outra empresa de IA, com Karén Simonyan, que também está deixando a Inflection para ingressar na Microsoft como cientista-chefe da unidade de IA.

“Nossa inovação em IA continua a se basear em nossa parceria mais estratégica e importante com a OpenAI. Continuaremos a construir infraestrutura de IA, incluindo sistemas personalizados e trabalho de silício em apoio ao roteiro do modelo básico da OpenAI, e também inovaremos e construiremos produtos sobre sua base modelos. E o anúncio de hoje reforça ainda mais a nossa construção e princípios de parceria”, disse em comunicado o CEO da MS, Satya Nadella.

Um número não especificado de funcionários da Inflection também acompanhará Suleyman e Simonyan na adesão à Microsoft, de acordo com a empresa. A Microsoft já havia investido na Inflection, que disse em um blog na terça-feira que está contratando o ex-executivo da Mozilla, Sean White, como seu novo CEO.


Botão Voltar ao topo