Internet

Anatel acusa manobra para furar bloqueio e X alega acidente

Agência anunciou novas medidas para retomar bloqueio

A Anatel anunciou nesta quinta, 19/9, ter encontrado um caminho para retomar o bloqueio do X, ex-twitter, um dia depois de o microblog voltar a funcionar no Brasil. O app passou a usar proxy reverso e driblou os endereços IPs inicialmente impedidos.

Em nota, a agência explica que “com o apoio ativo das prestadoras de telecomunicações e da empresa Cloudfare, foi possível identificar mecanismo que, espera-se, assegure o cumprimento da determinação, com o restabelecimento do bloqueio”.

Esse apoio envolve a limitação de IPs dinâmicos que a Cloudfare destinou para acesso ao X – e apenas ao X, de forma a não impactar outros serviços.

Como resultado, a agência vai informar aos provedores de conexão novos endereços internet que devem ter acesso bloqueado. A expectativa é que o X volta a ficar inacessível até o fim do dia.

Existe, porém, a chance de que a medida não alcance todos os usuários. Isso porque embora a Cloudfare seja uma das maiores empresas de redes de distribuição de conteúdo, há outras. O mesmo acerto precisa da colaboração de empresas como Edgeuno ou Fastly.


Manobra ou acidente

Para a Anatel , “a conduta da rede X demonstra intenção deliberada de descumprir a ordem do STF. Eventuais novas tentativas de burla ao bloqueio merecerão da Agência as providências cabíveis”.

Enquanto isso, a plataforma corre para mostrar bom comportamento às autoridades brasileiras. O X começou a atender as demandas judiciais que estão na origem da ordem de bloqueio pelo STF.

Em especial, o ex-twitter suspendeu contas apontadas pelo Supremo de disseminar desinformação como Allan dos Santos, Monark, Daniel Silveira e Rodrigo Constantino.

Mais do que isso, representantes da empresa alegam que o drible no bloqueio da plataforma no Brasil foi acidental e não intencional. Em nota publicada no próprio X, a empresa diz que burla foi inadvertida:

“Quando o X foi derrubado no Brasil, nossa infraestrutura para prover serviços para a América Latina não estava mais acessível para nossa equipe. Para continuar fornecendo serviço ideal aos nossos usuários, trocamos de provedor de rede. Essa troca resultou em uma restauração inadvertida e temporária do serviço para usuários brasileiros.

Enquanto esperamos que a plataforma fique inacessível novamente em breve, continuamos nossos esforços em trabalhar com o governo brasileiro para retornar muito rapidamente às pessoas do Brasil.”

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