Governo

Gov.br e serviços digitais vão ganhar cara nova

Padrão Digital é referência de interface para designers e desenvolvedores

O governo federal vai mudar o Padrão Digital de Governo (Design System 4.0), utilizado na transformação ou criação de serviços públicos digitais com o objetivo de tornar mais simples e intuitivo o uso das plataformas e sistemas de qualquer órgão de governo. O novo padrão será anunciado em 10/10, pela Secretaria Digital do Ministério da Gestão.

O Padrão Digital de Governo apresenta os padrões de interface que devem ser seguidos por designers e desenvolvedores para garantir a experiência única na interação com os sistemas interativos.

O Padrão Digital de Governo pode ser utilizado como referência também para estados e municípios, mas é obrigatório para todos os órgãos e entidades do Governo Federal, conforme o estabelecido na Portaria MCOM 540/2020. A nova versão simplificará o trabalho de designers, desenvolvedores e todos os envolvidos no processo de desenvolvimento de um produto ou serviço governamental, a partir do uso de um conjunto de componentes prontos para uso pelos desenvolvedores.

A versão 4.0 trará importantes atualizações como a ampliação da flexibilização do conteúdo, redução do esforço de desenvolvimento por meio da ampliação da biblioteca de componentes reutilizáveis e aprimoramento da acessibilidade digital. Além disso, o novo padrão é alinhado com o que há de mais contemporâneo sobre o conhecimento de interfaces em governo digital para garantir maior qualidade e performance dos serviços públicos.

O Design System é uma coleção de padrões reutilizáveis e componentes guiados por padrões claros, que são usados para garantir a consistência e a eficiência de um produto ou serviço em múltiplas plataformas e dispositivos. Para os cidadãos usuários, ao navegar por sites que lhes são familiares, aumenta-se a sensação de conforto, segurança e facilidade de uso.


Botão Voltar ao topo