BNDES injeta R$ 35,7 milhões em inteligência artificial para bancos, indústria e mineração
Empréstimo para Quality Digital mira duas plataformas digitais com deep learning e APIs
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 35,7 milhões para o projeto da Quality Digital de desenvolvimento de soluções estratégicas de IA para atender demandas de clientes dos setores mais significativos do Brasil, como por exemplo financeiro, bancário, varejo, indústria e mineração. No âmbito do BNDES Mais Inovação, a iniciativa visa integrar o uso de inteligência artificial (IA) para criar soluções digitais mais eficazes.
O plano de inovação da empresa contempla o desenvolvimento de duas plataformas digitais: QAI Decipher – P&D que visa simplificar a análise e extração de dados de documentos complexos; e QAI Stockpile Manager – P&D que, por meio do uso de tecnologia de inteligência artificial (Deep Learning), RPA (Remote Process Automation) e APIs (Application Programming Interfaces), busca métodos mais eficazes e confiáveis para medição de estoques em 3D a céu aberto.
Nos setores financeiro, bancário, varejo e indústria, a iniciativa tem como objetivo otimizar processos que envolvem casos de uso como operação de câmbio, contratos de financiamento, processos de governança e auditoria, gestão de investimentos, processos de backoffice, entre outros. A solução interpreta contextualmente, com o uso de um dicionário taxonômico, documentos de alta complexidade, faz extração de dados a partir da descoberta de correlações, categoriza as transações e os documentos, considera orientações de entidades reguladoras e apresenta um dashboard prescritivo para a tomada de decisão dos usuários.
No caso das operações de câmbio focadas no setor bancário a solução confere se as operações estão de acordo com os requisitos do Banco Central, se há coerência entre o tipo de transação pretendida e o canal bancário, assim como aumenta a governança do processo cambial, de modo a considerar os diferentes canais de atendimento ao cliente e os formatos da documentação.
No setor de Mineração, as possibilidades de aplicação da inovação permitem mensurar as dunas (pilhas) de matérias acumuladas sob diferentes condições de armazenagem, a qualquer momento, com o uso de drones com visão computacional embarcada. Também monitora as informações de volumes transportados – estoque em trânsito – por meio de drones com interpretação geodésica em 3D (visão estereoscópica) e toma decisões de movimentação de estoque usando um dashboard prescritivo. O programa inclui a possibilidade de calcular perdas na movimentação de volumes, comparando as medidas topográficas com a pesagem das balanças.