GovernoInovação

Gov.br permite consulta a serviços digitais pela voz

Funcionalidade está disponível em aparelhos Android. Em breve para iOS

Neste Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, o portal do GOV.BR ganhou uma nova funcionalidade e já é possível pesquisar os mais de 4,3 mil serviços digitais por meio da ferramenta de busca por voz.

Por enquanto, a funcionalidade está disponível apenas para celulares Android, que são utilizados pela maior parte da população brasileira, e em navegadores como o Chrome e Edge. Em breve, a ferramenta estará disponível para dispositivos que usam IOS e no navegador Safari.

Em 2024, passou a ser permitido o uso da câmera traseira do celular e o comando por voz, para o reconhecimento facial no aplicativo. A medida beneficia diretamente quem tem celulares antigos e pessoas com deficiência, do espectro autista, com doenças neurodegenerativas e idosos. Até o momento, o GOV.BR possui mais de 162 milhões de usuários.

O MGI também atuou para ampliar a inclusão digital por meio de curadorias nas páginas do portal GOV.BR. A proposta do ministério com essa ação é buscar alcançar a média 9.3 na avaliação de acessibilidade por meio da ferramenta acessmonitor.
 
Com melhorias da plataforma VLibras, trabalho em conjunto com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), as aplicações dessa solução permitem que pessoas surdas acessem conteúdo multimídia em sua língua natural de comunicação, o que contribui com a acessibilidade em computadores, dispositivos móveis e páginas Web.

Entre as inovações, está a adição de mais de 1.680 sinais. Além disso, mais de 90% dos serviços do portal gov.br já foram tratados no VLibras. Em fevereiro deste ano, o VLibras foi agraciado com o recebimento do Prêmio Internacional Projeto Zero 2024 em Viena, na Áustria.


Botão Voltar ao topo