Agentes de IA: aposta máxima das empresas para o desafio de escalar o uso da tecnologia
Estudo da IDC mostra que sai de cena a ordem de velocidade de implementação e ganha protagonismo a busca pela eficácia e assertividade do uso da inteligência artificial nos negócios.


O maior entendimento da IA e, principalmente, da IA generativa fará com que o foco dos projetos deixe de ser a velocidade de implementação e se volte para a eficácia e assertividade sobre os resultados de negócio. A ponderação é da IDC e foi apresentada no contexto do IDC Predictions Brazil 2025.
De acordo com Luciano Ramos, country manager da IDC para Brasil, o maior foco na geração de resultados pelo uso da inteligência artificial fomentará o interesse nos agentes de IA. Isso levará os agentes de IA a gerar uma nova onda de exploração e entusiasmo, motivados pelo interesse das empresas em acelerar a automação inteligente habilitada pela IA e IA generativa.
Mas a IDC faz uma ressalva. A consultoria alerta para a falta de clareza sobre os impactos trazidos por esses elementos e as complexidades de implementação e gestão. Uma pesquisa global da IDC aponta que 45% das lideranças de TI têm a segurança como principal preocupação sobre agentes de AI e 40% se preocupam com questões de confiabilidade.
Com relação aos projetos, Ramos explicou que as métricas para determinar os ganhos de produtividade se tornam essenciais para a evolução das iniciativas. Segundo a IDC 38% das empresas indicaram que “produtizar” e escalar o uso da IA dentro da organização é um desafio. Assim, Ramos apontou que estabelecer indicadores claros habilita melhores escolhas sobre os próximos investimentos em IA.
Falando sobre as perspectivas de mercado, a IDC apontou que, no Brasil, os gastos relacionados aos projetos de IA e IA generativa, considerando infraestrutura (seja on-Premises ou em nuvem), software e serviços, ultrapassarão US$ 2,4 bilhões em 2025, representando um incremento de 30% em relação a 2024. Ainda segundo a IDC, em 2025, 48% das empresas de grande porte no mundo ampliarão seus gastos com agentes de IA, seja para entender melhor seu potencial, seja para executar provas de conceito.