GovernoInternet

MEC avisa pelo Gov.br quem tem direito a gratuidade no Enem

Envio de 900 mil estudantes começou pela caixa postal da plataforma

Começou na terça-feira, 3/6, o envio de mensagens personalizadas a cerca de 900 mil estudantes elegíveis para a inscrição gratuita no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. Os avisos são enviados diretamente para a caixa postal individual do GOV.BR, uma ferramenta segura e personalizada que visa garantir que as informações cheguem aos beneficiários de forma direta e sem riscos de fraude.

A iniciativa visa facilitar o acesso à gratuidade para alunos do programa Pé de Meia e para aqueles que concluíram o ensino médio em escolas públicas. Para os estudantes de escolas públicas, a inscrição já vem pré-preenchida, necessitando apenas que o estudante acesse o site oficial do Inep para validar e completar seus dados. As inscrições para a edição 2025 do Enem se encerram nesta sexta-feira (6/6) e devem ser feitas exclusivamente pela Página do Participante no portal do Inep ou diretamente pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. As provas estão agendadas para os dias 9 e 16 de novembro, com aplicação em todas as unidades da federação.

A Caixa Postal do GOV.BR, que estreou em fevereiro com mensagens para candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2024, pode ser acessada tanto pelo computador quanto pelo aplicativo para dispositivos móveis. Usuários do app GOV.BR também recebem notificações push sobre novas correspondências. A ferramenta é gratuita e criada automaticamente para todos os cadastrados na plataforma, mas o acesso à caixa postal é restrito a usuários com contas nível prata ou ouro, garantindo a segurança das informações. Desde seu lançamento, a Caixa Postal já foi utilizada para informar sobre o início dos pagamentos do programa Pé-de-Meia e a retirada de medicamentos pela Farmácia Popular, sempre com foco na personalização e relevância para o cidadão.

Com este sistema de mensagens personalizadas, o governo busca assegurar que informações cruciais cheguem de forma segura e pertinente a cada cidadão. Isso proporciona confiança ao usuário de que a mensagem não é falsa ou uma tentativa de fraude, ao mesmo tempo em que a administração pública garante que não está fornecendo dados a potenciais fraudadores que tentam tirar vantagem de serviços aos quais não têm direito.


Botão Voltar ao topo