Telecom

Anatel libera telemarketing de usar 0303, mas antecipa autenticação de chamadas

Empresas com mais de 500 mil ligações por mês terão 90 dias para adotar sistema que confere quem está chamando

A Anatel aprovou nesta quinta, 7/8, mudanças significativas na política contra ligações abusivas e indesejadas. De um lado, atendeu queixas de entidades que pedem doações, como LBV e APAE, assim como de grandes call centers, e não vai mais exigir que eles adotem o código 0303 como prefixo telefônico – será voluntário. Por outro lado, antecipou para 90 dias a adesão ao sistema de autenticação das ligações para empresas que fazem mais de 500 mil chamadas por mês.

“A gente percebeu que a obrigação estava gerando efeitos em diferentes setores, estávamos colocando todos no mesmo balaio. Inclusive, assinei uma decisão monocrática de efeito suspensivo para não obrigar a colocar o 0303 às empresas de cobrança e de doação. Até porque, se estou ligando para vender uma bicicleta e te ligo todo dia, fico incomodando, estou interferindo no seu direito à privacidade. Agora, se você vai na minha loja, compra uma bicicleta, divide dez vezes, paga a primeira prestação e desaparece, não é mais você que tem o direito de não ser importunado, sou eu que tenho o direito de te ligar e te cobrar”, defendeu o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.

Para a agência, a melhor solução para combater o abuso de ligações é o stir shaken, ou Origem Verificada, o sistema de autenticação de quem está ligando e a identificação do chamador na tela do celular. A autenticação – ou seja, a verificação da rede telefônica de que quem parece estar ligando é mesmo o detentor daquela linha – é obrigatória. E como já tinha decidido a Anatel, todos devem aderir a ela em três anos. A nova decisão antecipa para os próximos 90 dias a autenticação para os grandes chamadores. A medida, espera a agência, vai reduzir o chamado spoofing, uma malandragem em que golpistas mascaram o número para que apareça no visor o telefone do banco, da loja, etc.

“Não temos bala de prata. O assunto é complexo, com muitas variáveis a serem tratadas. Esse problema, que é mundial, vai sempre exigir ação diligente de distintos atores do sistema”, disse a conselheira Cristiana Camarate, que é superintendente de relações com consumidores da Anatel. Ela destacou que as medidas da agência já surtiram efeito ao reduzir as ligações indesejadas. “Entre maio de 2022 e junho de 2025, 219 bilhões de chamadas deixaram de ser realizadas. São 1.033 ligações inoportunas a menos no celular de cada brasileiro e brasileira. E a antecipação da autenticação para alguns grandes atores vai dificultar o spoofing”, reforçou.


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