
A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais, Prodemge, saiu na frente das demais prods e lançou um selo de inteligência artificial para marcar as suas soluções desenvolvidas com a tecnologia. A ideia é permitir ao cidadão ter clareza e transparência que está lidando com uma inteligência artificial. O lançamento aconteceu nesta terça-feira, 7 de outubro, na 7ª Semana de Inovação, Inova 2025, organizada pela Network Eventos em Belo Horizonte.
O selo foi criado pela assessoria de gestão ágil da Prodemge. De acordo com Priscila Bellico, ser ágil é gerar valor e a transparência é um pilar. “Tínhamos que ser sinceros com o cidadão de Minas. Eu quero saber se uma solução tem IA por trás ou não. Não podemos usar a IA de qualquer maneira”, frisou. Igor Tassini, que foi responsável por fazer o selo, disse que se inspirou em grandes empresas como Google, Adobe e Figma.
Inicialmente, o selo IA será usado apenas nas soluções da Prodemge, mas a intenção é ampliar o seu uso para outras ferramentas. Uma proposta é usar o selo na reabertura das inscrições do programa Trilhas do Futuro, da Secretaria de Educação. Em entrevista à CDTV, do Convergência Digital, Priscila Bellico e Igor Tassini contam a relevância do selo IA para o futuro da Prodemge.