Pagamento móvel: OTTs avançam e assustam mercado tradicional dos bancos
Depois de mudarem o paradigma da oferta de serviços na indústria das telecomunicações, as OTTs avançam em direção a outro mercado tradicional: os dos bancos.Um em cada três usuários de serviços bancários ou de seguros na internet estaria dispostos a mudar suas contas para o Google, a Amazon ou o Facebook se essas empresas passassem a oferecer serviços financeiros, segundo uma pesquisa da empresa de consultoria Accenture, divulgada pela Reuters, nesta quarta-feira, 11/01.
A pesquisa ouviu 32.715 pessoas de 18 países. No caso do Brasil, metade dos respondentes disseram estar propensos a migrar suas contas, o maior índice observado. Depois do Brasil, os mais propensos à mudança são os indonésios (47%) seguidos dos italianos (42%). De forma geral, considerando todas as respostas, 31% mudariam suas contas bancárias para os gigantes da internet, caso oferecessem o serviço, e 29% seus serviços de seguro.
A pesquisa foi realizada entre os meses de maio e junho de 2016, e os entrevistados responderam às perguntas de forma online. No caso de serviços específicos, sete em cada dez respondentes disseram que usam o apoio de robô para definir que tipo de conta bancária abrir e quatro entre cinco para definir o tipo de investimento. Mas quando se trata de reclamações 68% não gostam de assistência automática, querem mesmo é o contato pessoal, e 61% disserem preferir o atendimento pessoal em questões complexas.