Vire um programador para ontem!
Enquanto há dois anos atrás, 15 países europeus já haviam integrado a programação ao currículo escolar de crianças e jovens, no Brasil , os estudantes saem da universidade sem conseguirem entender a parte prática do tema e ainda sentem dificuldade de encontrar boas escolas que os preparem para programar.
Ainda que seu objetivo profissional não seja exatamente o de ser um programador, não existe área onde a tecnologia não seja relevante ou não tenha o potencial de melhorar processos dentro das empresas. Isso também pode ajudá-lo com insights caso pretenda criar uma startup.
Aprender a programar, além de abrir portas para muitas possibilidades na carreira, ajuda o profissional a desenvolver novas habilidades, como raciocínio lógico, resolução de problemas, proatividade, além de estimular a criatividade. Mas como se tornar um programador? A escola de programação Le Wagon Brasil, especializada na área e com matriz na Europa, enumerou quatro passos para serem seguidos. Saiba quais são eles:
1 – Procure um curso online
É possível encontrar na internet dezenas de cursos gratuitos para iniciantes. Esse seria um primeiro passo. Um exemplo é o curso da Le Wagon, uma das escolas mais tradicionais da Europa, recém chegada ao Brasil.
2 – Busque um mentor
Encontre alguém que orientar e facilitar o seu aprendizado. Você já ouviu falar em projetos “open source”? Neles, você terá a oportunidade de se juntar a outras pessoas que estão colaborando, o que se torna uma maneira não só de contribuir, mas de aprender e expandir sua rede de conhecidos na área.
3 -Encontre um bootcamp
Agora, se você sentir que essa é a sua praia e deseja um aprendizado mais acelerado. Procure por um bootcamp. São escolas onde você aprende em poucas, mas intensivas semanas (os cursos são o dia todo). Nessas experiências imersivas, os alunos também têm a oportunidade de desenvolver um projeto que, algumas vezes, se transformam em startups.
4 – Mantenha-se informado
Atualmente, o número de portais especializados em tecnologia e inovação é muito maior do que há alguns anos. Nestas páginas, você pode encontrar notícias sobre vagas nessa área, projetos de startups, tendências, cursos disponíveis no mercado, entres assunto que o deixarão por dentro desse mundo. Sempre bom, dar uma lida em todos eles.