Carreira

Empresas brasileiras investem em certificação CMMI

Por mais competitividade, as companhias nacionais investem na certificação, em especial, no CMMI (Capability Maturity Model Integration ou Modelo de Maturidade em Capacitação e Integração, em português) que um modelo de melhores práticas para a maturidade de diferentes áreas de tecnologia, como Engenharia de Sistemas, Engenharia de Software, Desenvolvimento de Processo e Produtos, entre outros.

A Extreme Digital Solutions (EDS), companhia de consultoria e outsoursing em TI, implantou o projeto CMMI DEV ML3 (Certificação CMMI de Desenvolvimento nível 3) com a Crest Consulting. “Iniciamos o projeto em julho de 2015 com treinamento e planejamento estruturado para o escopo do CMMI Dev ML2 e posteriormente CMMI Dev ML3, porém como solicitado pela alta direção, a estratégia mudou para implantar diretamente CMMI Dev ML3”, diz Fabio Machado, sócio da EDS.

O executivo explica que a longa implantação acontece por ser um processo de maturidade. Os principais objetivos atingidos foram aumentar a competitividade da empresa, ter diferencial no cenário nacional e internacional, garantir o crescimento organizado da empresa, aumentar o leque de ofertas com novas parceiras e alcançar novos clientes.

Com foco um pouco diferente, a CINQ Technologies finalizou também o 3º Ciclo de CMMI Desenvolvimento em seis projetos de clientes no Brasil e no exterior. Entre as vantagens já sentidas estão “melhoria da eficiência operacional de equipes de projeto, com maior agilidade, inovação, produtividade e uma melhor percepção por parte dos clientes principalmente no que se refere ao nível de qualidade e aos prazos dos projetos”, pontua Aldir Oliveira Brandão Junior, diretor da área de Software Delivery Organization da CINQ.

Os projetos tiveram algumas dificuldades em seu desenvolvimento. Enquanto a CINQ teve dúvidas sobre a convivência do Agile Scrum com o CMMI, a EDS revelou barreiras externas. “Ao longo do projeto tivemos mudanças de grande impacto no mercado nacional e especialmente no cenário do Estado do Rio de Janeiro com a déficit das contas públicas do Governo, até então nosso maior cliente”, frisa Machado.


O diretor da CINQ termina pontuando algumas das recomendações necessárias para que um projeto seja bem sucedido. “Aceitar que para a empresa manter o nível 3 do CMMI, a disciplina por parte dos líderes e envolvidos é essencial. Além disso, é necessário ter o envolvimento de todo o time de projetos, incluindo a participação direta dos diretores da empresa e o cumprimento do modelo em todos os projetos. É necessário utilizar times multidisciplinares na definição dos processos e defini-los de forma descomplicada”.

Botão Voltar ao topo