Empresas no Brasil pagam 46% a mais por pessoal qualificado em inteligência artificial
Las Vegas, EUA – A disseminação de ferramentas de inteligência artificial fez do tema uma prioridade das empresas no Brasil. Como mostra uma pesquisa da AWS em parceria com a Access Partnership, praticamente todas (97%) sinalizam a adoção de alguma solução de IA nos próximos cinco anos.
E para fazer isso, as empresas brasileiras estão dispostas a pagar mais por gente qualificada. “Os empregadores pesquisados no Brasil valorizam fortemente os talentos com habilidades em IA e estão dispostos a pagar pelo menos 46% a mais para contratá-los”, destaca a líder de Treinamentos Massivos da AWS para América Latina, Carolina Piña.
Ao apresentar a pesquisa no primeiro dia do re:Invent, o evento global da AWS voltado ao aprendizado de tecnologia, que acontece em Las Vegas a partir deste 27/11 até 1/12, Carolina Pinã destacou essa disposição dos empregadores versus a carência de pessoal qualificado.
Afinal, a pesquisa reforça que mais de 80% dos empregadores pesquisados priorizam a contratação de talentos de IA. No entanto, 68% deles enfrentam dificuldades em encontrar talentos qualificados devido a desafios como a falta de competências complementares entre a força de trabalho existente, como o pensamento crítico e criativo, que são essenciais para a utilização eficaz das ferramentas de IA.
Outros desafios também dificultam os esforços de melhoria das competências em IA, como a falta de conhecimento sobre como implementar a formação em IA entre os empregadores (84% citando como uma barreira principal) e a falta de conhecimento dos programas de formação em IA disponíveis entre os funcionários (80% citando como uma barreira principal).
A pesquisa entrevistou 1,6 mil funcionários e 500 organizações no Brasil. Os dados são especialmente relevantes diante do frisson da IA generativa – assunto que domina o re:Invent deste 2023. A própria AWS anunciou recentemente investimentos de US$ 12 milhões para treinar 2 milhões de pessoas, com a IA generativa no foco das bolsas de estudo fornecidas pela gigante da computação em nuvem.
A demanda, afinal, só cresce. Como mencionado, 97% de todos os empregadores pesquisados esperam usar soluções baseadas em IA até 2028, sendo que 95% preveem que as áreas de Tecnologia da Informação (TI), seguida por Pesquisa & Desenvolvimento e Financeiro (94% cada). Além disso, 68% dos empregadores entrevistados identificaram que a automação de tarefas seja o principal benefício da IA. “Automação é relevante para qualquer coisa que nos salve das tarefas repetitivas”, disse Piña.
O objetivo é claro. Tanto grandes ou pequenas empresas estimam que a IA vai incrementar a produtividade em 66% quando ela for plenamente utilizadas. Isso tende a acontecer no curto prazo, visto que 95% dos funcionários entrevistados apontam que usarão ferramentas de IA nesse período.
No geral, 84% dos funcionários esperam alavancar de forma moderada ou extensivamente as ferramentas de IA até 2028, em comparação com os funcionários ‘não-tecnológicos’, que deverão utilizar ferramentas alimentadas por IA em pelo menos 50% dos seus trabalhos até 2028.
* Luís Osvaldo Grossmann participa do re:Invent 2023 a convite da AWS