Freelancers no Brasil: data mining, segurança e Web em alta. Software e apps em baixa
Trabalhos ligados à internet e ao conteúdo online saltaram 58,4% em apenas um trimestre – enquanto no último trimestre de 2017 foram publicados 4.314, esse número subiu para 6.833 no primeiro trimestre de 2018, revela a nova edição do Fast 50 Report, relatório trimestral que mostra os 50 tipos de jobs em alta e em baixa no mercado de trabalho na internet, fornecendo um parâmetro contínuo do cenário econômico online feito pelo Freelancer.com.
O levantamento apura ainda que as empresas também precisam de Data Mining e Processamento de Dados, pois os dados funcionam como a “espinha dorsal” dos negócios: informações de compra e venda, demandas dos clientes, condições de mercado, etc. Os trabalhos freelancers sobre esses dois aspectos essenciais dos negócios estão em constante crescimento.
O número de empregos de Data Mining publicados no primeiro trimestre de 2018 cresceu 51,5% em comparação com o último trimestre de 2017, enquanto os trabalhos de Processamento de Dados aumentaram 16,9% no mesmo período. Por outro lado, os trabalhos de Data Entry também saltaram de 24.903 no último trimestre de 2017 para 25.539 no primeiro trimestre de 2018 (aumento de 2,6%). As empresas precisam de especialistas em Data Entry para confirmar a precisão, a qualidade e a confiabilidade dos dados antes de tomar qualquer decisão em questões críticas de negócios.
Outro imenso crescimento de empregos freelancer em empresas está em Javascript e programação em C#. O Javascript subiu de 17.115 no último trimestre de 2017 para 27.228 no primeiro trimestre deste ano, o que representa um aumento notável de 59,1%. Os trabalhos de programação em C# aumentaram de 5.505 no quarto trimestre de 2017 para 8.926 nos primeiros três meses de 2018, atingindo um aumento recorde de 62,1%.
Empregos para especialistas em Python também aumentaram 51,6% apenas no primeiro trimestre deste ano. React.js e Angular.js também estão ganhando popularidade – os empregos vinculados ao Angular.js aumentaram 63,5% no primeiro trimestre de 2018 em comparação com o último trimestre de 2017, enquanto o React.js aumentou 17,5% de ano para ano. Quando se trata de marketing online, as empresas investem em vários serviços. Como resultado, o Search Engine Marketing teve um rápido crescimento no primeiro trimestre de 2018, com um aumento de 78,6%.
Mas há áreas onde a demanda caiu. Segundo o relatório, os trabalhos freelancer ligados a design e software (Microsoft, CSS3 e iOS Development, por exemplo) mostraram uma queda na demanda no primeiro trimestre de 2018. Nesse mesmo período, os trabalhos envolvendo Google Plus e descrições de produtos caíram ambos 47%.
A demanda por alguns trabalhos de design também diminuiu. Design de etiquetas e de aplicativos sofreram uma queda de 71,8% no primeiro trimestre de 2018, em comparação com o anterior. Será que estamos testemunhando a saturação do mercado de apps? Os trabalhos de Design de Embalagem e Desenho Industrial caíram 66,5% e 67,2%, respectivamente, no mesmo período de tempo.
Os trabalhos de desenvolvimento de e-mail sofreram um golpe mais forte, com queda de 87,2% no primeiro trimestre de 2018, em comparação com o último trimestre de 2017, provavelmente devido à busca das empresas por produtos personalizados para aumentar as vendas. A experiência personalizada está se tornando o foco principal: a tecnologia criativa e o design gráfico estão superando o tradicional estilo artístico de design.
Tendências
Com uma performance fenomenal em 2017, o Bitcoin, entre outras criptomoedas, e o Blockchain atraíram vários empreendedores que tentaram lançar sua própria ICO (Initial Coin Offerings – oferta inicial de moedas) e, consequentemente, postaram trabalhos relacionados no Freelancer.com. Conhecido principalmente por causa das criptomoedas, o Blockchain (1.529 jobs postados no primeiro trimestre de 2018, um aumento de 58% em relação ao quarto trimestre de 2017, com 965 trabalhos publicados) é, numa explicação simplificada, um banco de dados que mantém registros digitais de quem possui o quê.
Os trabalhos freelancer relacionados a essa tecnologia certamente vão aumentar, à medida que as vantagens que ela oferece (transações financeiras mais baratas e seguras) sejam popularizadas. É uma tendência que também se atesta, por exemplo, pela declaração da diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde: “Pode não ser sensato menosprezar as moedas virtuais. Um dia, os cidadãos podem preferí-las”.
E qual pode ser o resultado da nova crise de privacidade e segurança de dados envolvendo o Facebook? A Cambridge Analytica obteve os dados pessoais de usuários da rede social e, aparentemente, os usou de forma inadequada, ou pelo menos não como era esperado. A empresa agora está tomando medidas para impedir que os dados sejam extraídos indevidamente do Facebook, o que também servirá de alerta para qualquer outra companhia que colete dados de usuários na internet. Isso vai impactar positivamente em oportunidades freelancer relacionadas à segurança digital, o que já se evidencia no Freelancer.com: aumento de 24% em relação ao quarto trimestre de 2017, passando de 1.995 para 2.469.
Finalmente, o Freelancer.com prevê que a Inteligência Artificial vai contribuir enormemente para mudar o mercado de trabalho com o uso de novas tecnologias e novos produtos e serviços, desenvolvidos por PMEs ou grandes companhias. Como afirma a Harvard Business Review, embora a IA já esteja em uso em milhares de empresas em todo o mundo, a maioria das grandes oportunidades ainda não foi explorada. Em termos de empregos para humanos, será necessário treinar pessoas continuamente, criando conteúdo educacional.
O Eticista de IA é um exemplo, e o progresso tecnológico reserva para o futuro outros cargos relacionados à Inteligência Artificial. O Freelancer.com já constatou um crescimento no quarto trimestre de 2017 que permanece no primeiro trimestre de 2018, num aumento notável de 106% ano após ano.
“Os dados do Freelancer Fast 50 são os principais indicadores de tendências de empregos online relacionados a indústrias, tecnologias, produtos e empresas. Nós vemos que, ano após ano, a economia e os trabalhadores GIG (on demand) estão em expansão. O universo freelance é um terreno fértil para as ideias novas e criativas que o mundo corporativo moderno está buscando. Grandes empresas perceberam como é fácil, eficaz e produtivo encontrar especialistas habilidosos dessa maneira”, pontua Matt Barrie, CEO do Freelancer.com.