98% das empresas têm falhas de configuração na nuvem
Embora a conveniência e a facilidade da tecnologia de nuvem pública tenham tido um grande impacto ao permitir que operações de negócios escaláveis funcionem de qualquer lugar e aumentem a produtividade em todos os lugares, os riscos relacionados ao uso da tecnologia de nuvem ainda estão sendo lentamente percebidos e calculados por muitas organizações à medida que sofrem ataques relacionados.
Isso está de acordo com a pesquisa Cloud (In)Security da Zscaler Threatlabz, que analisa estatísticas de carga de trabalho em nuvem de mais de 260 bilhões de transações diárias globalmente em toda a plataforma Zscaler.
De acordo com o relatório, 98,6% das organizações têm problemas de configuração que causam riscos críticos aos dados e à infraestrutura. Essa estatística é alarmante porque a maioria dos ataques cibernéticos em nuvens públicas foi revelada devido a configurações incorretas, e não a vulnerabilidades. Erros de configuração incorreta da nuvem relacionados ao acesso público a depósitos de armazenamento, permissões de conta, armazenamento e gerenciamento de senhas, etc., levaram à exposição de bilhões de registros.
Além de configurações incorretas e vulnerabilidades, as contas comprometidas representam 97,1% das organizações que usam controles de acesso de usuário privilegiado sem a imposição da autenticação multifator (MFA). Obter acesso de conta privilegiada à nuvem pode permitir que os hackers ignorem a detecção e lancem uma infinidade de ataques, mas muitas organizações ainda não limitam adequadamente os privilégios ou o acesso de usuários e contas de atendimento ou impõem a verificação de MFA.