Accenture elege AWS para desenvolver plataforma para carros elétricos
O aparecimento de fontes de energia renováveis, a digitalização, descentralização e consumerização da energia exigem o uso da computação em nuvem e a AWS fornece as ferramentas para que as empresas de energia elétrica e serviços públicos possam conhecer novos modelos de negócios, fornecer energia de maneira mais confiável e implementar uma rede elétrica mais inteligente e mais distribuída. E como endereçar o crescente consumo mundial de energia e água foi um dos temas abordados na edição 2020 do AWS re:Invent. A AWS enfatizou que com a adoção de tecnologias empresas de energia e serviços públicos têm a base para transformar negócios complexos e sistemas operacionais e acelerar a transição para um futuro de água e energia mais sustentável e descarbonizado.
Clientes e parceiros — tais como Accenture, AutoGrid, Octopus Energy, Origin Energy, Portland General Electric, San Diego Gas & Electric, Siemens Energy, entre outros — apontaram maneiras sobre como potencializar a transformação digital e a inovação nos serviços públicos. Um dos exemplos foi a palestra que mostrou como a Accenture desenvolveu uma plataforma focada em veículos elétricos (roaming EV) com AWS Connected Vehicle Solution, AWS IoT Greengrass, Amazon Kinesis Data Analytics. O objetivo foi mostrar como solucionar os desafios que os proprietários de veículos elétricos enfrentam da infraestrutura de carregamento fragmentada e da integridade da bateria incerta.
A Phillips 66 falou sobre transformação seus negócios usando SAP em AWS. A companhia embarcou em uma jornada para transformar sua cadeia de valor de hidrocarbonetos com a nova plataforma S/4HANA da SAP, em parceria com AWS, SAP, Accenture e SUSE para entregar valor de negócios em toda a organização. Duas das três fases principais já estão concluídas.
A visão inteligente para operações industriais preditivas e preventivas também foi tema no evento, em palestra com o case da ConocoPhillips, que mostrou como instalações e ativos industriais podem ser complexos, antigos e o custo do erro pode ser extremamente alto — casos nos quais a necessidade de transformação digital industrial não pode ser subestimada. Com a IoT e o aprendizado de máquina, os clientes industriais podem combinar dados de máquina, fábrica ou uma rede para melhorar o desempenho e a eficiência, identificando problemas de maneira remota e proativa antes que eles aconteçam.
O AWS re:Invent também foi o momento de a companhia abordar os benefícios que a adoção de medidores inteligentes pode ter para as concessionárias. Mudar o foco de apenas usar dados para o faturamento e não ignorar o restante é fundamental para as utilities fazerem melhor uso da tecnologia.Um exemplo de experiência de clientes foi mostrado por uma das maiores empresas de energia da Austrália.
Atendendo a 4 milhões de clientes, a Origin está focada em fornecer aos clientes energia acessível, confiável e sustentável, bem como excelente experiência do cliente. Ao implantar Amazon Connect, a Origin teve como objetivo potencializar a transformação da experiência do cliente, que aumentou as pontuações de qualidade das chamadas, melhorou a satisfação e aumentou a produtividade do agente. Já a inglesa Octopus Energy, uma empresa de serviços públicos, compartilhou como potencializou dados específicos de domínio para treinar um modelo de linguagem personalizado que é ajustado para suas necessidades de negócios e casos de uso específicos.