Cloud

AWS: bancos ainda têm muito a crescer no uso da nuvem

A maioria dos bancos brasileiros está em estágio inicial no uso da nuvem, até em função de tanta inovação que está acontecendo, observou o diretor geral da AWS Brasil, Cleber Morais. Ele acrescentou: a soma de computação em nuvem com o 5G será um tsunami de informações a serem lapidadas, tratadas e transformadas em diferencial competitivo.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o Febraban Tech, realizado de 09 a 11 de agosto, em São Paulo, o diretor geral da AWS Brasil disse que se o PIX revolucionou o varejo, ao permitir o pagamento em tempo real, o Open Finance abre um leque de oportunidades para a oferta de serviços ao cliente.

Ainda para Morais, os bancos aceleraram a migração para a nuvem para terem mais flexibilidade, elasticidade e agilidade. “Não foi por redução de custo, mas porque perceberam que a agilidade é crucial para se ter um serviço mais rápido na ponta”, ressaltou. A cibersegurança – um dos problemas mais graves para o setor financeiro – tem responsabilidade compartilhada entre o provedor de serviços e o cliente.

“Nós temos de estar certificados e com parceiros capacitados para ajudar, mas o cliente tem que educar o seu funcionário. Ele tem de ensinar a fechar a porta. Os nossos produtos de cibersegurança são os mesmos para um grande banco e para uma startup que está começando hoje o seu negócio”, reforçou. Assistam à entrevista com o diretor geral da AWS Brasil, Cleber Morais.


Botão Voltar ao topo