B2B ainda desconfia da nuvem pública
A cloud computing pública ainda é vista de forma reticente pelas empresas do B2B, ressalta a IDC. Segundo a consultoria, o uso da nuvem pública ainda é incipiente na maior parte das corporações, mas por conta da do serviço de infraestrutura por serviço (IaaS) a projeção é de um grande impulso para os próximos três anos.
“O uso corporativo de cloud computing pública como IaaS ainda está em sua fase inicial e deve crescer nos próximos três anos”, avalia o diretor de pesquisa da IaaS do IDC, Deepak Mohan. Em 2017, o crescimento de IaaS ficou em 40%, abaixo dos 45% de 2016, mas ainda bastante considerável ao alcançar um volume de US$ 25 bilhões.
O mercado mundial de cloud computing pública contabilizou uma alta de 29% no ano passado, chegando a US$ 117 bilhões no período. De acordo com estudo da IDC. Para o vice-presdiente sênior e analista chefe da consultoria, Frank Gens, 2017 foi crucial para a adoção de serviços de nuvem pública. Entre as principais empresas do mercado estão Amazon Web Services (AWS), Microsoft, Google, IBM, Salesforce, Oracle e Alibaba.