B.blend usa Einstein Analytics, da Salesforce, para incrementar vendas
A B.blend, plataforma de solução de bebidas, é uma joint-venture da Whirlpool com a Ambev, criadora da primeira máquina de bebidas em cápsula all.in.one do mundo, utiliza a solução Marketing Cloud e Einstein Analytics, da Salesforce, líder mundial em CRM, para aprimorar o relacionamento com os clientes.
Ao revisar as estratégias de segmentação, coletar informações de relatórios provenientes do uso de soluções Salesforce e otimizar o conteúdo para torná-lo mais leve, a taxa de abertura dos e-mails enviados pela B.blend aumentou. A taxa passou de 14% em agosto de 2019, mês da implementação de Salesforce, para uma média de 31% em outubro e novembro do mesmo ano, um aumento de 17%. Entre agosto e novembro o volume de cápsulas vendidas por SMS e e-mail obteve um aumento de 170% e as vendas convertidas cresceram mais de 160% como reflexo do engajamento mais assertivo.
A utilização das soluções Salesforce nos times de marketing e vendas visa também obter mais agilidade nas comunicações da companhia, aumentar o resultado de campanhas, inclusive aos explorar vários canais de comunicação e entender melhor a jornada dos clientes. A implementação foi realizada pela Match, parceira Salesforce, e junto com um time interno da própria B.blend gere e cria jornadas de clientes.
“A interação com a marca precisa ser personalizada e sob medida de acordo com os interesses do cliente. O Salesforce Marketing Cloud contribui não só para a segmentação, mas para o entendimento sobre a interação do cliente com as comunicações”, aponta Francisco Neves, Diretor de Marketing e Vendas da B.blend. Segundo ele, é frequente integrar anúncio para leads em uma rede social com uma campanha de comunicação, assim como propor recomendações de produtos com base em insights obtidos com o Salesforce Einstein Analytics, para análise dos resultados de campanha.
Os consumidores estão cada vez mais conectados, demandando experiências únicas e cientes do que buscam. De fato, 62% dos consumidores brasileiros relataram que tendem a concluir a compra já tendo uma marca específica em mente, segundo o estudo a terceira edição do State of Connected Shoppers, da Salesforce.
Segundo outro estudo da Salesforce, a segunda edição do State of Connected Customer, 84% dos clientes dizem que a experiência que uma empresa oferece é tão importante quanto seus produtos ou serviços. Com isso, as empresas precisam ser mais próximas de seus clientes, entender os diferentes perfis, realizar comunicações mais humanizadas em linha com as expectativas do cliente em diferentes contextos.
“Os clientes querem sentir que são especiais para as marcas, esse é o grande desafio das empresas. O engajamento contextualizado e personalizado em múltiplos pontos de contato é mais necessário do que nunca”, comenta Daniel Hoe, diretor de Marketing da Salesforce para América Latina.