Cloud

Ciências de dados serão automatizadas até 2020

Mais de 40% das tarefas da Ciência de Dados serão automatizadas até 2020, segundo aponta a consultoria Gartner, movimento que terá o potencial de se traduzir em um aumento de produtividade e maior uso de dados e analytics por cientistas de dados de cidadãos. 

Esse tipo de profissional é definido pela consultoria como a pessoa que cria ou gera modelos que usam analytics avançado de diagnóstico ou capacidades preditivas e prescritivas, mas que tem função principal de trabalho fora do campo da estatística e da análise de dados.

Chamados de citizen data scientists, eles são capazes de realizar análises sofisticadas que anteriormente demandariam mais conhecimento, fornecendo analytics avançado sem ter as habilidades que caracterizam os cientistas de dados.

“Tornar os produtos da Ciência de Dados mais fáceis para o uso pelos citizen data scientists aumentará o alcance dos fornecedores na empresa e ajudará a superar as falhas nas competências. O segredo para a simplicidade são a automação de tarefas que são repetitivas, a intensidade manual e não exigir conhecimento profundo dessa ciência “, afirma o vice presidente de pesquisas da Gartner, Alexander Linden.

Para a consultoria, o aumento da automação também proporcionará melhorias significativas na produtividade para cientistas de dados. Poucos profissionais serão necessários para fazer a mesma quantidade de trabalho, mas cada projeto avançado da Ciência de Dados ainda precisará de pelo menos um ou dois cientistas.


Também segundo a Gartner, “a maioria das organizações não tem cientistas de dados suficientes que estejam consistentemente disponíveis no negócio, mas elas possuem muitos analistas de informações qualificados que poderiam se tornar citizen data scientists”.

Botão Voltar ao topo