Com Open Source, TI reforça o adeus às soluções proprietárias
Uma pesquisa feita pela Red Hat, uma empresa da IBM, mostra que para mais de 95% dos entrevistados o open source é fundamental para a estratégia de software de infraestrutura empresarial de suas organizações. Especialmente na América Latina, os executivos esperam um aumento no uso dessas tecnologias: 85% deles afirmaram que desejam ampliar o uso do open source nas empresas para as quais trabalham.
O estudo foi feito com 950 líderes da área de TI no mundo. Os respondentes ainda disseram que a melhor qualidade do software (33%) foi a principal razão pela qual escolheram o open source, seguida do custo total de propriedade (30%) e melhor segurança (29%).
A pesquisa mostra que, atualmente, 36% das soluções de software de suas organizações são open source empresarial e esperam que esse número chegue a 44% em dois anos. Na mesma pesquisa, em 2018, mais da metade (55%) das soluções de software usadas pelos líderes de TI ouvidos era proprietária. Em 2019, a proporção caiu para 42%, número que deve baixar ainda mais, chegando a menos de 32% em dois anos.
Os líderes de TI pesquisados compartilharam que as três principais áreas em que o open source empresarial está sendo usado hoje são segurança (52%), ferramentas de gestão de cloud (51%) e bancos de dados (49%). Na América Latina, a tecnologia ajuda na modernização das infraestruturas de TI (63%), no desenvolvimento de aplicações (51%) e no DevOps (41%).
A computação em nuvem se tornou uma parte integral da estratégia corporativa e da arquitetura de TI para empresas. De acordo com o estudo da Red Hat, 63% dos entrevistados têm hoje uma infraestrutura de cloud híbrida. Daqueles que ainda não aderiram à nuvem, 54% planejam ter uma infraestrutura de cloud híbrida nos próximos 24 meses.
O estudo mostra ainda que 83% dos respondentes consideram que a tecnologia de código aberto empresarial tem contribuído muito para ampliar a capacidade de suas organizações de aproveitar arquiteturas de cloud. Acesse O Estado do Open Source: e tenha acesso completo ao estudo da Red Hat.