Cloud

Dado errado ‘mata’ projeto de Inteligência Artificial

Os maiores obstáculos para o lançamento de um projeto de IA são os dados. Mas especificamente, a falta de dados úteis e relevantes, livres de vieses embutidos e que não violam os direitos de privacidade, revela estudo da Deloitte. O estudo mostra que 16% dos líderes de TI classificaram os problemas de dados como o principal desafio relacionado à Inteligência Artificial, mais do que qualquer outro problema, e 39% dos entrevistados colocaram os dados nas três principais áreas de preocupação.

Muitas empresas coletam dados como parte rotineira de suas operações, diz Raj Minhas, chefe do laboratório de pesquisa de IA do PARC. “Mas nem sempre o dado certo”, acrescenta. O levantamento aponta que antes de lançar uma iniciativa de IA, as empresas devem dar uma boa olhada nos dados que possuem, buscando bolsões onde o valor é alto.

“É como procurar suas chaves perdidas perto da iluminação da rua, em vez de onde você as deixou cair”, frisa Minhas. “Nós aconselhamos as empresas a trabalhar de trás para a frente, a olhar para onde elas podem obter o maior valor, em vez de começar onde elas têm mais dados”, completa o especialista. Vale observar que a inteligência artificial não vai resolver todos os problemas de negócios. Tampouco a sua adoção será fácil.

“Uma das principais coisas que ainda impede a adoção da IA, um dos maiores desafios, é estrutural e cultural”, observa Vivek Katyal, líder global em análise e risco de dados na Deloitte Risk and Financial Advisory. “As pessoas ainda estão tentando lidar com as implicações da IA, o que podem e o que não podem fazer. É como um robô assustador entrando e bagunçando as coisas em uma organização.”

*Fonte: CIO


Botão Voltar ao topo