Dados foram decisivos para a tomada de decisões na pandemia
A pandemia tornou a análise de dados atividade prioritária para as tomadas de decisão, disseram 79% dos líderes brasileiros entrevistados pela YouGov a pedido da Tableau, empresa da Salesforce líder em análise de dados. Na média global da pesquisa, apenas 55% dos executivos atribuíram a mesma relevância para o papel dos dados.
Diante do cenário de incertezas impostas pela Covid-19, 67% deles afirmam que seus negócios passaram a utilizar dados com mais frequência desde que a pandemia começou. A pesquisa Quality Conversations entrevistou 1.977 executivos C-Level de diversos países da Europa, Ásia e Oceania, além do Brasil. O recorte brasileiro do levantamento contou com a participação de 224 executivos do alto escalão para entender como o uso de dados pode auxiliar as lideranças nas conversas de negócio.
O levantamento mostrou que a grande maioria (89%) dos líderes brasileiros concorda que os dados ajudam as organizações a ter conversas de negócios de qualidade, pois reduz a incerteza, ajuda a tomar decisões mais precisas e constrói confiança (88%).
A crise exigiu que mudanças e decisões fossem feitas de modo preciso e com celeridade – seja para acompanhar as taxas de contaminação, para aumentar a eficiência dos estoques e da logística das organizações, ou para mudar completamente o modelo de negócio.
Assim, 64% dos entrevistados brasileiros disseram que as conversas se tornaram melhores e mais eficientes neste período. Além disso, 70% dos líderes também afirmaram que foi mais fácil reunir as pessoas para conversas sobre negócios, ao passo que, na média global, apenas 61% responderam o mesmo.
Outro dado relevante é que 70% dos executivos brasileiros acreditam que o isolamento da pandemia ajudou a nivelar a participação de profissionais que anteriormente já trabalhavam de maneira remota com os demais.
A pesquisa também identificou que as lideranças brasileiras sofreram com a falta de momentos de descontração no escritório – como encontros informais, almoços e coffee breaks – 73% deles apontaram que este foi um fator negativo para as conversas sobre negócios.
A pesquisa Quality Conversations foi conduzida pela YouGov a pedido da Tableau entre os dias 6 e 17 de agosto de 2021. Foram entrevistados 1.977 executivos C-Suite em diversos países: 217 do Reino Unido, 232 da França, 220 da Alemanha, 214 da Espanha, 215 da Suécia, 224 do Brasil, 224 de Cingapura, 209 do Japão e 222 da Austrália.