Cloud

Embratel fornece governança e multicloud para a GCT

A Embratel está fornecendo o Painel MultiCloud e infraestrutura de Nuvem AWS para a empresa Gerenciamento e Controle de Trânsito (GTC), que atua há mais de 20 anos oferecendo serviços especializados de engenharia de tráfego no Brasil. O projeto permite uma governança em Nuvem e a integração de tecnologias da AWS de modo inteligente, proporcionando a máxima eficiência do uso de Cloud com uma visão unificada em uma só plataforma. Assim, a GCT conta com maior governança e gestão financeira do seu ambiente em Nuvem (por meio de FinOps).

“A Embratel estudou profundamente a infraestrutura do cliente para encontrar e desenvolver uma iniciativa capaz de atender suas demandas e evolução de negócios”, afirma Gustavo Silbert, Diretor-Executivo da Embratel. De acordo com o executivo, a entrega do Painel MultiCloud ocorreu de forma personalizada, possibilitando a gestão simultânea de diversos ambientes de Nuvens públicas por meio de uma interface exclusiva.

“A solução oferece maior visibilidade da infraestrutura de forma centralizada e simples. Assim, a administração, o monitoramento e o controle de operações e recursos de Nuvem ocorrem sem a necessidade de novas contratações e especializações, gerando uma redução de custos”, adiciona.

A GCT atende mais de 40 prefeituras e órgãos de trânsito a partir de seu centro de monitoramento, atuando em um ambiente complexo. A empresa fornece soluções de talonário eletrônico, processamento e gerenciamento dos dados de infração de trânsito, pesagem e blitz eletrônica.

Com esse portfólio, a GCT atua com enormes quantidades de dados recebidos diariamente de equipamentos distribuídos em milhares de localidades de fiscalização. Por essa razão, é preciso ter autonomia para administrar, processar e gerenciar as infrações, garantindo padrão de qualidade e responsabilidade demandadas por seus clientes, pois são integrados ao SNT (Sistema Nacional de Trânsito).


O projeto conta com o suporte do Centro de Excelência em Nuvem (CCoE) da Embratel, criado para apoiar a adoção de soluções em Nuvem em diferentes segmentos. Mais de 100 especialistas do CCoE trabalham em conjunto com a GCT em diversas iniciativas, planejamentos e implementações. Dessa forma, a Embratel assegura a governança de arquiteturas criadas, possibilitando o uso de recursos apenas em regiões permitidas pela CGT e dentro do orçamento estabelecido pela empresa.

“As aplicações de gestão demandam uma esteira contínua, com testes integrados e alta disponibilidade. A Embratel fornece justamente isso com uma análise completa para tornar os processos mais ágeis e confiáveis em Nuvem da AWS”, afirma Diogo Malheiros, Supervisor de TI da GCT. Segundo ele, o projeto está proporcionando uma melhor experiência de acesso, controle e administração dos sistemas com alta flexibilidade.

  

Botão Voltar ao topo