Cloud

Fornecedores bancam ofertas de PaaS 100% na nuvem

Quase metade das atuais ofertas de serviços de plataforma como serviço (PaaS) estão efetivamente na nuvem para que se tenha uma entrega mais eficiente das capacidades, afirma o Gartner. De acordo com a consultoria, hoje, estão mapeados mais de 360 fornecedores, que reúnem um portfólio de mais de 550 ofertas de PaaS. O dado mais relevante, insiste o Gartner, é que 48% dessas ofertas são exclusivas na nuvem.

Este ano, a receita total do mercado de PaaS deverá superar a casa dos US$ 20 bilhões. Em dois anos, haverá um crescimento de 70%, com a receita sendo projetada em US$ 34 bilhões. “Os líderes de negócios e tecnologia estão mudando para investimento estratégico em computação em nuvem”, pontuou Yefim Natis, vice-presidente de pesquisas e analista do Gartner. “A computação em nuvem é uma das principais forças disruptivas nos mercados de TI e está ganhando o mainstream”, acrescentou.

De acordo com o Gartner, boa parte dos fornecedores está apostando no crescimento predominante das implantações na nuvem. Houve, segundo a consultgoria, uma oção pela entrega mais moderna e eficiente das suas capacidades apenas na nuvem. Esse comportamento, reforça Natis, fará com que os gastos em TI para ofertas baseadas em nuvem superem os gastos com ofertas de TI sem nuvem até 2022.

Botão Voltar ao topo