Google vai fornecer nuvem segura para o governo da França
A empresa de defesa Thales e a Google vão fornecer serviços de computação em nuvem ‘segura’ para o governo da França, o que inclui o armazenamento de alguns dos dados mais confidenciais do país, anunciaram as empresas nesta quarta, 6/10.
O governo francês sustentou que os serviços de computação em nuvem desenvolvidos por empresas como Google e Microsoft poderiam ser usados para armazenar os dados corporativos e estatais mais confidenciais da França, desde que os serviços fossem licenciados para empresas francesas.
O anúncio vem dois anos e meio depois de a França aplicar o que até aqui é a maior multa por violação das regras de proteção de dados da UnIão Europeia à Google, na época, 50 milhões de euros.
Em sua declaração conjunta, a Thales e o Google Cloud disseram que criarão uma empresa com sede na França e a Thales será o acionista majoritário. Essa empresa fornecerá toda a gama de serviços do Google Cloud, mas sua rede e servidores seriam separados daqueles usados para clientes regulares do Google.
“A empresa executará o software Google em sua infraestrutura (…) com camadas de segurança para garantir a segurança cibernética e a proteção de dados contra regras extraterritoriais”, disse o chefe de comunicações seguras e sistemas de informação da Thales, Marc Darmon.
A parceria Thales-Google precisará da aprovação da agência francesa de segurança cibernética ANSSI para obter um rótulo de “nuvem confiável”. No entanto, o seu chefe, Guillaume Poupard, já deu as boas-vindas ao projeto, afirmando em nota que cumpre os critérios necessários para a certificação. A empresa deve ser criada no primeiro semestre de 2022 e estar funcionando no início de 2023, disseram os dois grupos.
* Com informações da Reuters