Cloud

Infra para data center dispara com inteligência artificial

O terceiro trimestre de 2023 marcou o quinto trimestre consecutivo de crescimento de dois dígitos para o mercado de infraestrutura física de data center, que historicamente cresceu a taxas médias de um dígito na última década.

O crescimento das encomendas induzidas pela pandemia diminuiu, mas as primeiras implementações de inteligência artificial se tornaram o novo motor de crescimento das receitas.

Como resultado, encomendas de equipamentos otimizados para cargas de trabalho de IA em grande escala mais do que compensam o declínio nas encomendas relacionadas com a pandemia, e os pedidos em atraso aumentam.

“A história da infraestrutura de IA generativa dcomeçou com o NVDIA H100 no primeiro trimestre de 2023, que permaneceu como o barômetro da indústria para a adoção de inteligência artificial. Os usuários finais utilizaram recursos significativos para obter remessas iniciais da GPU cara e com fornecimento limitado”, diz o diretor de pesquisa do Grupo Dell’Oro, Lucas Beran.

Devido ao esforço necessário, muitos usuários finais só conseguem atender aos requisitos de infraestrutura de gerenciamento térmico e de energia após ou próximo ao recebimento das remessas iniciais de GPU.


“Sem dúvida, estes investimentos em energia e refrigeração relacionados com IA começaram a contribuir para o crescimento do mercado no 3T 2023. Isto foi particularmente proeminente para unidades de distribuição de energia em rack, onde produtos personalizados com classificações de potência mais elevadas eram notáveis”, avalia o Dell’Oro.

Os próximos trimestres enfatizarão cada vez mais a transição dos drivers de mercado de infraesturura física de data centers, desde a ampla digitalização induzida pela pandemia e restrições da cadeia de fornecimento, até instalações de IA em grande escala e construídas especificamente.

Dados do terceiro trimestre mostram, ainda, que a Vertiv continuou a superar o crescimento do mercado e ganhou mais de 2 pontos percentuais de participação de mercado. 

América do Norte, Ásia-Pacífico (excluindo a China), Europa e Médio Oriente e África (EMEA) foram as regiões de crescimento mais rápido, mantendo taxas de crescimento de dois dígitos.

As receitas das Caraíbas e da América Latina (CALA) cresceram a uma taxa elevada de um dígito, enquanto o mercado da China foi a única região a diminuir.

O crescimento do produto foi amplo, mas o gerenciamento térmico e a distribuição de energia cresceram nas taxas mais rápidas.

Os dados indicam que o crescimento do mercado mundial de infraestrutura física para data center será moderado em 2024, à medida que os pedidos induzidos pela pandemia forem atendidos.

As taxas de crescimento do mercado permanecerão superiores aos níveis históricos, à medida que as implementações de IA se materializam cada vez mais ao longo do ano.

Botão Voltar ao topo