Natura: sistemas na nuvem foram aliados para enfrentar a Covid-19
Proteger as pessoas e o negócio. Essas missões direcionaram a Natura quando a crise da Covid-19 começou. A multinacional do setor de beleza tomou, a partir da deflagração da pandemia e da necessidade de distanciamento físico, diversas medidas no sentido de manter a companhia saudável financeiramente, assim como todo o ecossistema que orbita ao redor dela, de funcionários e consultoras à cadeia de suprimentos, conforme contou José Filippo, CFO da Natura, que participou do painel Novos e revolucionários caminhos econômicos, no SAP NOW, mediado por Paulo Mendes, CFO da SAP Brasil, e que também contou com Luka Mucic, CFO global e membro do board da SAP.
Da perspectiva financeira, a Natura reduziu despesas e tomou medidas com foco no aumento da liquidez e do caixa. “Também olhamos para nossos fornecedores para entender quem precisaria de suporte”, disse o CFO. Disciplina financeira, gestão da liquidez e entendimento da resiliência dos negócios também estão sendo essenciais para atravessar os meses de pandemia.
Os funcionários foram para casa, e escritórios em diversas localidades ainda permanecem com a força de trabalho remota. Eles têm autonomia para decidir. “Muitos de nós tínhamos a capacidade de trabalhar remotamente, mas não tínhamos esta obrigação. E todos viram que poderiam fazer as coisas de modo diferente”, pontuou.
Durante o período, a tecnologia foi grande aliada, seja para gestão interna da companhia, seja para endereçar as estratégias de multicanalidade. “Temos de ter certeza de que temos a informação acurada; tempo e acuracidade são muito importantes para tomada de decisão e para o melhor planejamento. E a tecnologia nos ajuda nisso”, ressaltou o CFO da Natura.
Para ele, os sistemas baseados na nuvem tem sido fortes aliados, uma vez que provêm melhor capacidade de se trabalhar remotamente e acessar informação de qualquer lugar e a qualquer hora.
Novas frentes e oportunidades
Na crise, a Natura viu seu e-commerce prosperar e, mesmo com a abertura das lojas, mais recentemente, a empresa percebeu que o digital seguiu tendo um papel muito importante no faturamento. “Pudemos substituir faturamento que vinha das lojas com o online. E, depois que as lojas abriram, elas não retornaram as receitas ao nível anterior da crise”, assinalou Filippo.
Olhando para o futuro, José Filippo disse acreditar que as oportunidades que advêm da crise estão na linha de estreitar os canais de vendas, em uma combinação entre canais no meio físico e digital. “O que tivemos de fazer na crise serão legados para o futuro; como conectamos áreas remotamente, como melhoramos o home office, como melhoramos a troca de informação, operar em omnichannel. E ficamos mais resilientes”, assinalou.
Falando sobre sustentabilidade, o CFO ressaltou que ela está no foco da companhia e reforçou que, sob essa visão, é fundamental endereçar a crise climática, proteger a Amazônia, defender os direitos humanos e abraçar a economia circular.