Nuvem e inteligência dos dados são alicerces da Internet das Coisas
O smartphone é uma coisa que está conectada e é a prova que a Internet das Coisas está acontecendo, diz o diretor de Inovação da TIM Brasil, Janílson Barbosa. Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante a 17ª Rio Wireless, realizada no Rio de Janeiro, no dia 30/05, o especialista afirmou que o relevante, agora, é transpor a fronteira dos celulares inteligentes para outros dispositivos. “É poder fazer mais com os objetos conectados. É ampliar o modelo de negócios”, explica.
Segundo Bezerra, o setor de telecomunicações no Brasil vive uma primeira onda da Internet das Coisas com a comunicação máquina a máquina encontrando o seu valor. A segunda onda está chegando com a massificação do 4G e a terceira onda será o 5G, que vai mudar o conceito de infraestrutura de rede. Isso exigirá adaptação da indústria. E um dos desafios é dar maior longevidade para as baterias.
O diretor da TIM Brasil sustenta que há alicerces para a Internet das Coisas e entre eles se destacam a computação em nuvem, o big data e a capacidade de processamento dos dados em tempo real. “A inteligência é essencial para dar valor aos negócios”. Assistam a entrevista com o diretor de Inovação da TIM Brasil, Janílson Bezerra.