Nvidia quer Arm para destronar Intel e comandar data centers
A Nvidia entrou para valer no mercado de data centers e está disposta a liderar o segmento, afirmou o presidente-executivo da companhia, Jensen Huang, em entrevista ao jornal Financial Times. A empresa quer comprar a rival Arm para tirar o protagonismo da Intel.
Ao definir o interesse na Arm, Huang disse que a tecnologia da empresa é “extraordinária porque é muito eficiente em termos de energia”. Ele acrescentou que a tecnologia é adequada para data centers por oferecer melhor performance, uma vez que as tarefas que usam muitos dados, como inteligência artificial, causam aumentos massivos na demanda de energia.
Rivais revelam preocupação com o avanço da Nvidia em relação à Arm, mas Huang afirma que não há com o que se preocupar, uma vez a Nvidia planeja vender partes da tecnologia como “camadas” separadas. Isso significa que outras empresas também poderiam licenciar sua propriedade intelectual para uso em seus próprios chips, sem precisar comprar chip da Nvidia. O negócio data center foi um dos que mais cresceu na Nvidia, com um incremento de 50% na receita no último trimestre.