Cloud

OpenStack entra na lista de prioridade dos gestores de Tecnologia

O avanço da migração de soluções para infraestruturas em nuvem, tanto privada quanto híbrida, tem popularizado o software de código aberto OpenStack. Segundo pesquisa realizada pela Suse, empresa especializada em Open Source, 23% das empresas – praticamente uma a cada quatro – já utilizam OpenStack. O estudo apura que as empresas estão se voltando para a nuvem privada com Open Source por conta de sua flexibilidade, oportunidades de integração e pela redução dos custos gerais.

“A inovação e a adaptabilidade inerentes ao software de código aberto têm se mostrado ideiais para quem está mudando a sua TI para a transformação digital”, observou o CTO da SUSE, Thomas Di Giacomo. O relatório mostra ainda que a tecnologia em nuvem amadureceu na medida em que muitas empresas estão adotando uma estratégia única para seus negócios.

A pesquisa projeta crescimento para todos os tipos de cloud, especialmente para o modelo híbrido (66% dos entrevistados preferem), privado (55%) e público (36%). Mais de 60% citaram a redução de custos como motivo para a adoção da nuvem, além de outras razões como melhorar a produtividade do desenvolvedor e programador (59%), a consolidação do data center (58%) e a melhoria da agilidade e inovação empresarial (57%).

A pesquisa, conduzida pela Insight Avenue, ouviu mais de 1,4 mil tomadores de decisão de TI de alto nível em 20 países em uma grande variedade de indústrias. Todos os entrevistados trabalham para organizações com mais de 250 funcionários, com 48% representando empresas maiores com cerca de 1 mil colaboradores.


Botão Voltar ao topo