OpenStack, multicloud e cloud broker lideram tendências de cloud
Multicloud, cloud broker e plataformas abertas como OpenStack são algumas das tendências em computação em nuvem. Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o Futurecom 2018, Marco Ruiz, gerente de soluções da da Huawei, explicou que as companhias começaram pela nuvem privada e estão migrando para cloud híbrida e pública.
“Agora elas percebem que um único player de cloud não consegue absorver todas as necessidades das empresas e estão partindo para mais um player”, disse, mencionando a ascenção do multicloud como modelo para as companhias adotarem nuvens diferentes conforme a necessidade das diversas áreas.
Neste cenário, surge a figura do broker, que é quem vai facilitar a migração de workloads entre os variados tipos de nuvens. “Este modelo tem se consolidado pelo fato de o cliente ter liberdade para se trabalhar com nuvem e mais de um player”, ressaltou.
Até por isto, as plataformas abertas como OpenStack ganham maior relevância na medida em que proporcionam interoperabilidade, permitindo a migração das aplicações. De acordo com Ruiz, o modelo OpenStack está mais difundido nas nuvens privadas. Confira a entrevista na íntregra.