Cloud

Oracle lança Java 17 atenta às aplicações na nuvem

A Oracle está anunciando nesta segunda-feira, 20/09, a disponibilidade do Java 17, a versão mais recente da plataforma de desenvolvimento e linguagem de programação que é número um do mundo. O Java 17 oferece milhares de atualizações de desempenho, estabilidade e segurança, bem como 14 JEPs (JDK Enhancement Proposals) que melhoram ainda mais a linguagem e a plataforma Java para ajudar os desenvolvedores a serem mais produtivos.

Java 17 é o mais recente lançamento de suporte de longo prazo (LTS) sob a cadência de lançamento de seis meses do Java e é o resultado de uma ampla colaboração entre engenheiros da Oracle e outros membros da comunidade mundial de desenvolvedores Java, por meio da OpenJDK Community, e do Java Community Process (JCP). Desde o lançamento do JDK 11 LTS anterior há três anos, mais de 70 JEPs foram implementados.

Uma das ações relevantes da companhia é aproximar Java da nuvem. Recentemente, a Oracle lançou o Oracle Java Management Service, um novo serviço nativo da Oracle Cloud Infrastructure (OCI) para ajudar as organizações a gerenciar os tempos de execução e aplicativos Java no local ou em qualquer nuvem.

O Java Management Service oferece aos clientes visibilidade de suas implantações Java em toda a empresa. Isso abrange todas as versões do Java instaladas em seu ambiente, incluindo versões do Java em execução no desenvolvimento e na produção. Ele também destaca todos os aplicativos Java não planejados em execução e verifica se todas as versões instaladas estão atualizadas com os patches de segurança mais recentes.

O JDK 17 inclui novos aprimoramentos de linguagem, atualizações para as bibliotecas, suporte para novos computadores Apple, remoções e depreciações de recursos legados e trabalho para ajudar a garantir que o código Java escrito hoje, continuará funcionando sem alterações nas versões futuras do JDK. Ele também oferece uma visualização de recurso de linguagem e APIs de incubação para reunir feedback da comunidade Java. 


Oferta de uma licença melhor

O Oracle JDK 17 e as versões futuras do JDK, têm como objetivo simplificar o licenciamento e os direitos do Java. Eles são fornecidos sob uma licença gratuita para uso até um ano inteiro após o lançamento do próximo lançamento, o LTS. A Oracle também planeja continuar fornecendo versões do Oracle OpenJDK sob a Licença Pública Geral de código aberto (GPL), como tem feito desde 2017.

Suporte de longo prazo para clientes

A Oracle está colaborando com a comunidade de desenvolvedores Java e o JCP no aprimoramento do agendamento LTS para dar às organizações mais flexibilidade sobre quando, ou se, desejam migrar para uma versão mais recente do Java LTS. A Oracle está propondo que o próximo lançamento do LTS seja o Java 21 e planeja disponibilizá-lo em setembro de 2023, o que mudará a cadência do lançamento do LTS de três para dois anos.

Com o suporte da assinatura Oracle LTS e Java SE, os clientes podem migrar para o Java 17 no modo que melhor atenda às suas necessidades. A Oracle fornecerá aos clientes atualizações de segurança, desempenho e correção de bugs para Java 17 até pelo menos setembro de 2029.

“Um dos maiores desafios que os desenvolvedores Java enfrentam hoje é que, sua organização, só permite que eles usem a versão mais recente do LTS. Ao mover as versões do LTS a cada dois anos, os desenvolvedores que trabalham com organizações conservadoras agora têm mais opções e acesso aos recursos que amam e desejam usar “, afirmou Georges Saab, vice-presidente de desenvolvimento do Java Platform Group da Oracle.

Botão Voltar ao topo