Planejamento prorroga consulta pública para contratação de serviços na nuvem
O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) ampliou o prazo para envio de sugestões sobre contratação e o uso do serviço de computação em nuvem pelos órgãos da Administração Pública Federal. As colaborações podem ser enviadas até a próxima sexta-feira, 11, por meio do Participa.br.
Além da consulta pública, será realizada na quinta-feira, 10, reunião presencial aberta à participação dos interessados. A reunião será na sede da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic/MP), localizada na SEPN 516 Bloco D Lote 8, sala 193, a partir das 14h. Expectativa do governo é de que o pregão aconteça até o início de julho. Criação de uma nuvem própria do governo não está descartada, mas essa ficaria por conta do Serpro, Dataprev ou outra empresa do Governo.
“Antes era multinuvem, broker com dois fornecedores. Agora terá um fornecedor único. O uso de multinuvem seria mais por uma questão de redundância dos serviços. Como a gente vai subir inicialmente serviços não críticos, se pensou que essa redundância não seria extremamente necessária agora, mesmo porque há redundância nos ministérios. O que vai subir para a nuvem já existe na estrutura”, explica o coordenador geral de aquisições de TICs no Ministério do Planejamento, Cícero Almeida, em entrevista ao Portal Convergência Digital.