Prodap vai contratar mais de 1000 licenças Google Cloud até dezembro
O Prodap está migrando o email proprietário para o Google Cloud. Até o momento, 350 licenças- contratadas em uma ata do ministério da Economia no ano passado – já foram instaladas. Até dezembro, a previsão é ter mais 850 licenças contratadas, conta o coordenador de TI do Prodap, Davilson Aguiar. O especialista diz que o email proprietário ainda é usado por mais de 4 mil funcionários.
“O email proprietário nos dá muitos problemas de segurança. Ele abre brechas para ataques hackers. Nosso trabalho é ter as quase 6 mil contas ativas do Prodap migradas para Google Cloud até 2026”, relata Aguiar, que participou do Tech Gov Fórum Amapá, realizado pela Network Eventos, nos dias 21 e 22 de março.
Mais serviços na nuvem estão no planejamento, mas é preciso capacitar mais o time e também ter um serviço de redundância de telecomunicações, o que hoje não existe no Estado. “Estamos em tratativas com a Prod do Pará, com a operadora Guyacom, da Guiana Francesa, e com o Norte Conectado. Precisamos ter essa redundância como servidor público e como cidadão. Ela nos garantirá serviços digitais melhores”, afirma. Assistam a entrevista com Davilson Aguiar, coordenador de TI do Centro de Tecnologia do Amapá.