RNP quer atrair datacenters em troca de fibras
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lançou uma chamada pública para encontrar parceiros entre empresas que possuam ou operem data centers profissionais interessadas em compartilhar a infraestrutura e firmar acordos de cooperação técnica. Em contrapartida, a RNP vai oferecer, para os futuros parceiros, rotas ópticas de longa distância, podendo incluir fibras apagadas de suas redes metropolitanas, de sua propriedade ou de seu direito de uso. A solução de permuta permitirá, assim, gerar um benefício mútuo para a RNP e as empresas.
Segundo a RNP, diante do volume de produção de conhecimento acadêmico-científico, o espaço para armazenamento, incluindo processos de backup, com garantias de qualidade, já são desafios críticos em muitas instituições públicas de todo o país.
“A partir do estabelecimento de parcerias de longo prazo, pretendemos estruturar os Centros Nacionais de Dados (CNDs), em território nacional, apoiando diretamente a educação e pesquisa das instituições do Sistema RNP, colaborando com o avanço científico, tecnológico e do desenvolvimento nacional, sendo uma ação fomentada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). A ideia é constituir ambientes para oferta de serviços, com garantias de segurança, privacidade, disponibilidade, monitoramento e qualidade”, explica Antônio Carlos F. Nunes, diretor de Serviços e Soluções da RNP.
Os CNDs estarão conectados em alta velocidade por meio de uma integração com a Rede Ipê, backbone nacional para ensino e pesquisa, e serão capazes de hospedar equipamentos e oferecer serviços digitais às instituições públicas de ensino e pesquisa de todo o país — universidades, institutos e unidades de pesquisa vinculados ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e ao MEC (Ministério da Educação).
“Com os resultados obtidos da chamada pública e depois das parcerias estabelecidas, será viável que as instituições integrantes do Sistema RNP utilizem uma infraestrutura confiável, segura e com alta disponibilidade, fora do ambiente acadêmico, a baixíssimo custo, graças ao modelo de permuta e compartilhamento”, conclui Nunes.
As empresas interessadas podem enviar propostas até 16 de junho, pelo email [email protected], com o assunto “RFP CND – Proposta”. A proposta deve apresentar todos os custos associados com o escopo solicitado na RFP. O fornecedor deve reconhecer que todos os custos de deslocamentos e estadias necessárias para atender às exigências de RFP estão inclusos, em Capex e Opex.