Serpro vende APIS para acesso às bases de dados do CPF, CNPJ e NFe
Lançado no primeiro semestre, o API Gov é o nome de um conjunto de APIs desenvolvidas pelo Serpro para que empresas possam ter acesso, de forma estruturada, a dados governamentais. Atualmente estão disponíveis para contratação as APIs relativas aos cadastros de pessoa física (CPF), jurídica (CNPJ) e da Nota Fiscal Eletrônica (NFe).
A disponibilização das APIs foi autorizada pela Portaria RFB n°2189, de 6 de junho de 2017. Na prática, todos esses dados já estavam disponíveis para o cidadão nos portais de consulta pública. A API Gov permite uma consulta mais seletiva, apesar de paga, uma vez que é cobrado R$ 662,40 por mês. Como explica a própria página do Serpro, se uma empresa fizer 55 mil consultas num determinado mês, o custo ficará perto de R$ 24 mil.
“Hoje na base da Nota Fiscal Eletrônica temos mais de 17 bilhões de notas autorizadas, número que cresce diariamente. Já no caso dos cadastros, o número de CPFs na nossa base é de cerca de 229 milhões, enquanto os CNPJs ultrapassam 36 milhões. Ter acesso a esses conjuntos de dados é extremamente importante para vários processos de muitas empresas, principalmente por instituições financeiras e empresas de tecnologia que prestam serviços bancários ou de análise de créditos, além das que necessitam melhorar a gestão interna de seus processos”, explica Wescley Guimarães, da Divisão de Produtos de Informação do Serpro.
De acordo com Wescley, a integração e interação simplificada e transparente com as bases do CPF, CNPJ e NFe são fatores que oferecem muitas vantagens para as empresas, facilitando a tomada de decisão, melhorando processos de análise e minimizando o risco de fraudes e erros. Segundo ele, já existem várias propostas de novas APIs para o API Gov em processo de concepção e desenvolvimento, ampliando a oferta de dados públicos estruturados para a melhoria do ambiente de negócios do país.
Em geral, APIs são um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na Web. No caso das consultas CPF, CNPJ e NFe do API Gov, trata-se de uma interface de programação para aplicativos de grandes consultas, que obtêm informações fidedignas, em tempo real, sem afetar a performance do ambiente voltado ao cidadão. A solução foi criada para atender a demanda de milhões de acessos em massa e robotizados que consomem níveis de serviço.
*Com informações do Serpro.