Sky nega venda de data center e quer ter 100% dos sistemas na nuvem em 2022
A Sky Brasil vai migrar 80% dos seus sistemas de nuvem para a Oracle até dezembro, revelou o diretor de TI da operadora de TV por satélite, André Nazaré, ao participar de coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, 12/05, realizada pela Oracle para o lançamento da segunda região de cloud computing no Brasil, mais especialmente, em Vinhedo, Campinas, São Paulo.
“A nossa intenção era ter 100% dos sistemas de TI na nuvem ainda este ano, mas tivemos de rever a estratégia por conta da pandemia. Mas teremos 100% em 2022. E a escolha da Oracle foi natural. Nós já usamos sistemas de CRM, billing e outros da empresa”, informou André Nazaré.
O processo de migração para a nuvem começou há três anos. Em 2019, começaram a rodar fora do data center da Sky os sistemas de analytics e big data. Também foi criado um motor de decisões em tempo real baseado em algoritmos, considerado peça-chave para marcar a posição de ir à nuvem com toda a TI. “O nosso investimento na nuvem aumentou 508%, mas ainda assim, a opção pela nuvem reduziu à metade os custos e investimentos em infraestrutura”, pontuou André Nazaré.
A decisão de ir para nuvem não significa que a Sky vai se desfazer do data center próprio, ocupado até então pela TI. O diretor de TI diz que a unidade em Tamboré será 100% ocupada pela área de Engenharia, assim como o de Jaguariúna, também em São Paulo. “Não há nenhum plano de vender ou se desfazer dos ativos data center”, garantiu André Nazaré.