Wheaton investe em fábrica de BI para acelerar a entrega de dados
O Grupo Wheaton, especializado na produção de embalagens de vidro para as indústrias de perfumaria e cosméticos, farmacêuticos, alimentícios e utilidades domésticas, e apostu no BI para ter entregas ágeis. O projeto, do desenho à execução, estava apto para rodar em apenas 30 dias. A transformação foi conduzida pela Evo Systems.
“A mentoria e orientação da Evo Systems de como fazer, foi aderente a nossa necessidade e destacamos, principalmente, a preocupação da equipe em olhar o que já tinha pronto, o conhecimento, a experiência, bem como a tecnologia. Não trouxeram nada pronto, construíram, ajustaram e trouxeram práticas, sem gerar custos”, explica Hugo Zambotti, Gerente de TI e Processos do Grupo Wheaton Brasil.
No momento, o executivo destaca que com o novo formato de organizar o time é nítida a maior capacidade de entrega, a qualidade e o desenvolvimento das pessoas muito mais acelerado. Antes da implantação da metodologia Scrum, o executivo afirma que a equipe da Wheaton tinha dificuldades nos controles e planejamento das entregas.
“Com o novo modelo alcançamos uma variação de menos de 5% em poucas semanas, é interessante ressaltar que não tínhamos métricas claras até então e as dificuldades em definir prazos foram em grande parte resolvidas. Além dos indicadores mostrarem um rápido amadurecimento da equipe em absorver o modelo, ficou nítida a sensação de melhor produtividade do time”, ressalta Zambotti.
Hoje, o método implantado está sendo estudado para outras áreas da empresa. Atualmente, são 11 processos definidos que não estavam no Scrum, implantação de um modelo da área de práticas, definição e especificação de requisitos, construção de rotinas de atualização de dados, validação, camada de teste, construção de painéis, dashboards, entre outros.
A fábrica de BI da Wheaton atende todas as áreas, 20 gerências diferentes e um volume semanal de 10 a 15 entregas para diferentes setores da empresa. Também foi construído um modelo que permite um rápido crescimento de escala quando necessário. Segundo Hugo Zambotti, o maior foco da TI é atuar na camada estratégica e entrega de dados.