Febraban Tech 2023

BC elege AWS e Darede para nova etapa do Open Finance

Novo ciclo envolve a modernização da Plataforma de Coletas de Métricas (PCM) e de governança dos dados compartilhados pelas instituições fianceiras com uso do analytics e da ciência de dados.

Um novo ciclo de uso da nuvem acontece no Open Finance Brasil. A iniciativa do Banco Central, 100% na nuvem, anunciou nesta quarta-feira, 28/6, na FEBRABAN TECH 2023, a ampliação dos serviços com a AWS – eleita em 2021 para ser a infraestrutura do serviço – e com a Darede, que assumiu a gestão operacional e a migração dos seus sistemas centrais de governança.

Há dois anos, a AWS foi a escolhida para fornecer o Portal do Open Finance, composto por três áreas: Cidadão, Participante e Desenvolvedor. No portal, os desenvolvedores podem acessar informações importantes para seguir em conformidade com as regras do Open Finance na fase de criação das soluções. O Portal contém detalhes sobre como os sistemas devem se comunicar, explicações de termos técnicos, descrições das diferentes APIs, entre outras informações relevantes.

A nova etapa da parceria prevê a modernização da Plataforma de Coleta de Métricas (PCM), uma plataforma automatizada para consolidação de consumo e transmissão entre os participantes, para que sejam identificados mais facilmente os potenciais gargalos no processo de comunicação de dados e na resolução de problemas. Ambas são hospedadas pela AWS em contas mantidas por fornecedores do Open Finance Brasil.

A nova PCM trará ferramentas analíticas e de ciência de dados avançadas para os participantes autorizados desse ecossistema. Os dados da PCM e os insights extraídos a partir deles permitirão a tomada de decisões estratégicas mais embasadas. Isto tornará possível a otimização de operações internas e o aprimoramento da eficiência do Open Finance. Para os participantes, tais informações vão ajudar as organizações a entender melhor o mercado, seus clientes e suas necessidades, levando a ofertas mais personalizadas e ao fortalecimento nos relacionamentos.

A parceria entre a AWS e a Darede permitiu que o Open Finance Brasil – cuja estrutura segue gerenciada pela entidade contratada para tal finalidade, a Chicago Advisory Partners – fosse bem-sucedida no andamento do projeto, trazendo um ambiente seguro, otimizado e sustentável. O Open Finance Brasil está planejando uma série de iniciativas para impulsionar ainda mais a inovação no setor financeiro.


Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, o CEO da Darede, Muriel Martins, explicou a nova etapa da parceria entre AWS, Darede e Open Finance Brasil, do Banco Central.

Botão Voltar ao topo