Governo distribui QRCode PIX para 40 mil unidades para pagamentos e FGTS Digital
Mecanismo serve para pagamento imediato a fornecedores de órgãos públicos e recolhimento do Fundo de Garantia.
A partir desta segunda, 4/3, o Tesouro Nacional disponibiliza para mais de 40 mil unidades do governo federal a opção de pagamento por meio de PIX a partir do código copia e cola de um QRCODE. A novidade possibilitará o pagamento de faturas emitidas por prestadores de serviços que possuam a opção de pagamento via pix com copia e cola, independentemente da instituição financeira emissora da fatura, com processamento instantâneo do pagamento.
Além de ampliar a eficiência e a segurança na gestão de pagamento dos órgãos, a inclusão de mais uma possibilidade de uso do PIX também trará benefícios aos milhares de prestadores de serviços do governo federal, que poderão receber imediatamente o valor do pagamento, já que desta forma há crédito imediato ao favorecido.
Com a adoção da modalidade, eventuais problemas no pagamento da fatura também são conhecidos de forma imediata, sendo os gestores informados de forma online da ocorrência de erro no pagamento, podendo efetuar as devidas correções e pagar novamente no mesmo momento, sem atrasos no crédito do prestador de serviços.
A modalidade de pagamentos por copia e cola permitirá, ainda, o recolhimento das novas guias do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que desde 1 de março são emitidas no âmbito do FGTS Digital. De acordo com as regras desta nova sistemática, os pagamentos de guias do FGTS deverão ser obrigatoriamente efetuados por PIX.
* Com informações do Ministério da Fazenda