Governo sozinho não faz a transformação digital no Brasil
O combustível da transformação digital é a ausência de fronteiras e a estratégia brasileira de transformação digital só dará certo se o ecossistema trabalhar em conjunto, provocou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTIC, José Gontijo, que participou nesta segunda-feira, 24/09, do Rio Info 2018.
“Sem o setor privado, a transformação digital não acontece. O governo é um facilitador. Tem que ver as questões regulatórias, as questões necessárias para criar um ambiente favorável para que o setor privado possa fazer. É óbvio que o governo precisa se digitalizar, para prestar serviços melhores, por um papel fundamental na transformação digital. Mas se não conseguirmos engajar o setor privado, seja por desregulamentações ou por regras que facilitem e estimulem a adoção das tecnologias, não vai acontecer. O setor privado é fundamental”, afirmou Gontijo.
Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, Gontijo sustentou que o período eleitoral não afetou o desenvolvimento das ações previstas na estratégia de transformação digital, seja no âmbito interno ou nas aplicações práticas.
“Existem várias iniciativas acontecendo em nível nacional. Temos, por exemplo, um piloto no Complexo do Alemão onde 200 pacientes, metade com dispositivos de tecnologia para fazer acompanhamento preventivo de suas doenças crônicas e os outros 100 não usando, para comparar e ver o resultado real da internet das coisas no âmbito da saúde”, revelou. Assistam a entrevista.