Inovação

BIA, do Bradesco, vai efetuar Pix com comandos no WhatsApp

A inteligência artificial do Bradesco, a BIA, está sendo preparada para que os correntistas façam transações Pix interagindo com a ferramenta por meio do WhatsApp. A novidade está em fase de rollout controlado, depois de o projeto ter rodado em piloto desde o início do ano. Até o fim de 2023, enviar um Pix por meio de comandos à BIA no WhatsApp será possível aos correntistas, conforme explicou Rafael Cavalcanti, superintendente-executivo de inteligência de dados do Bradesco, em conversa com a imprensa, nesta quarta-feira (16/08), durante o  IBM Think São Paulo 2023. 

A ideia de acrescentar mais esta funcionalidade à BIA decorreu da análise das interações com a IA. “Conseguimos saber o que cliente está esperando e tinha muito cliente perguntando como fazer o Pix. Vimos que poderíamos oferecer a BIA fazer o Pix”, contou Cavalcanti. “A habilitação dessa funcionalidade é um diferencial competitivo”, acrescentou. 

De acordo com o superintendente-executivo uma “ampla gama de clientes”, participantes do lançamento controlado, está dando feedback positivo à funcionalidade. Por segurança, há alguns parâmetros, como limite de R$ 300 por dia para Pix enviado por comando de WhatsApp.  

A BIA começou a ser desenvolvida em 2015 para uso interno. Foi uma construção em conjunto com a IBM, mais especificamente usando o Watson. O uso inicial foi para responder rapidamente questões que os gerentes de relacionamento tinham, afinal, o banco conta com uma série de produtos e serviços sobre os quais eles poderiam ter dúvidas. “Para isso, ou você faz um manual ou tem uma central de atendimento. Entendemos que teria uma outra via ali e exploramos uma alternativa”, assinalou. 

Assim, o Watson aprendeu a falar português, foi treinado e o Bradesco viu o tempo de consulta dos gerentes reduzir e uma melhora na experiência. “E, quando vimos que o conceito se provava, avaliamos como levar para o cliente final. Ou seja, aprendemos internamente e escalamos para fora”, contou Cavalcanti. 


Depois do caso interno, em 2016, a BIA começou a se expandir para fora. Foram 10 milhões de interações em 2018, um número que, em cinco anos, saltou para 2 bilhões de interações acumuladas nos múltiplos canais que contam com a BIA.

Ainda falando em números, Rafael Cavalcanti compartilhou que a retenção é de 80% e a recorrência de 40% — o cliente fala com a BIA mais de uma vez por mês. 

Watsonx

Depois de se tornar um caso de referência na adoção do Watson, o Bradesco está explorando duas vertentes do watsonx. A primeira é para gestão de conhecimento dentro da nossa transformação digital. “Estamos fazendo experimentação de colocar todo o conhecimento do banco dentro de inteligência artificial generativa para abrir caminho de aprender com o conteúdo e indexá-lo”, detalhou.

A outra aplicação é na plataforma digital E-agro, pertencente ao grupo Bradesco e criada para facilitar o dia-a-dia do produtor rural, com soluções financeiras e não financeiras para todo o ecossistema do agronegócio. “É um marketplace focado na cadeia produtiva rural e temos um concierge que tira dúvidas. Estamos planejando usar watsonx para melhorar a experiência conversacional do usuário no marketplace e usar o poder da inteligência artificial generativa para hiperpersonalizar conteúdo”, disse o superintendente-executivo de inteligência de dados do Bradesco. 

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